Sonda Lambda… Sabe como funciona?
A sonda lambda é um instrumento muito importante para o controlo de emissões e são colocadas, principalmente, em motores de ignição por faísca. Este sensor mede o teor de oxigénio residual dos gases de escape e passa o valor sob a forma de uma tensão eléctrica para a unidade de controlo do motor.
Este reconhece a composição atual (Lean = falta de ar, Fat = excesso de ar), e ajusta a quantidade de combustível.
Uma sonda lambda com um mau funcionamento provoca a mudança para o programa de emergência e provoca um aumento considerável do consumo de combustível e os valores de emissão.
Normalmente nos veículos que são usados principalmente para distâncias curtas e que estão equipados com recirculação dos gases de escape, injecção directa e turbocompressores, há um aumento do risco de contaminação operacional que afecta a eficácia da sonda lambda.
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Uma vez que os motores diesel correspondem ao conceito clássico “Lean”, isto é, eles devem trabalhar sempre com um excesso de ar, o sensor de oxigénio convencional não pode ser usado porque o seu comportamento de sinal não é avaliável.
No entanto, existem desenvolvimentos técnicos que permitem equipar também os carros a diesel com uma sonda lambda.
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Porque Deve Utilizar OxyCat ?
- Ao longo do tempo, produzem-se problemas no motor devido á contaminação/sujidade no catalisador e sonda lambda, causando o aumento das emissões de gases contaminantes, como o monóxido de carbono, que são prejudiciais para o meio ambiente e causa fortes danos também nos seres humanos.
- Estes problemas são frequentes em veículos que fazem circuitos curtos, em conduções “stop and go”, em veículos com turbo compressores e injeção direta e também devido á má qualidade dos combustíveis.
- Muitas vezes estes problemas dão origem a muitos OBD (on board diagnostic) e que podiam ser evitados ao utilizarem OxyCat.
Artigo com base em: https://www.bluechemgroup.com/en/news/news/fridayquestion-issue-1-7410.html