Será que os Aditivos Para Lubrificantes Funcionam?
Tendo em conta que a nossa empresa tem como principal actividade a comercialização de aditivos para lubrificantes, e daí provem o nome comercial, ADILUB Unip. Lda., é muito importante começarmos por responder a uma outra questão: o que são aditivos?
Aditivos são compostos químicos adicionados aos lubrificantes para melhorar certas propriedades especificas, conseguindo alterá-las, muitas das vezes, mesmo quando usados em pequenas quantidades.
Além disso, os aditivos ajudam também a minimizar as propriedades indesejáveis e intensificam as características desejáveis do lubrificante básico.
O acréscimo de aditivos em certos lubrificantes veio das necessidades do aperfeiçoamento das máquinas que, por conseguinte, impôs a melhoria das qualidades naturais dos lubrificantes para acompanhar esse mesmo desenvolvimento.
Classificação dos Aditivos Para Lubrificantes
- Detergentes ou Dispersantes
Os aditivos detergentes ou dispersantes fazem parte de uma das principais categorias dos aditivos utilizados em lubrificantes para motores e máquinas. Assim sendo, este tipo de aditivo são “óleos” destinados à lubrificação de motores, apenas motores, servindo para “limpar” os resíduos de sujidade que podem existir durante a combustão.
Dessa forma, o aditivo mantém-se em suspensão e, após algum tempo, dispersa o carbono formado na massa de óleo que, após o esvaziamento do cárter, é totalmente eliminado. Este tipo de aditivo é conhecido no mercado pelo nome de Engine Flush – Limpeza Interna de Motores.
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Além dessa característica, ele deixa as paredes internas dos motores perfeitamente limpas, tirando qualquer resíduo de carbono e vernizes permitindo que ao adicionar o óleo novo ele não se misture com as sujidades que ficaram dentro do motor, derivado do óleo queimado.
- Antioxidantes
Os aditivos antioxidantes como o próprio nome diz, os antioxidantes (também conhecidos como inibidores da oxidação) evitam as reacções de oxidação, pois possuem maior afinidade química com o oxigénio, não permitindo a oxidação com o metal enquanto existir o aditivo, aumentando assim a vida útil do equipamento.
Como já dito anteriormente, a presença de antioxidantes pode prolongar a vida útil de utilização de um óleo lubrificante mas, quando o antioxidante já é considerado como totalmente gasto, deve ser trocado imediatamente mesmo que ainda esteja no prazo de troca estabelecido, pois já perdeu a sua principal função: evitar a oxidação.
- Anticorrosivos
Os aditivos anticorrosivos têm como principal função, e fundamental, proteger o metal contra o ataque químico da corrosão, existindo aqui dois tipos, sendo:
- Proteção das partes metálicas da corrosão devido à formação de substâncias ácidas (corrosivas);
- Proteção contra corrosão atmosférica e contra a humidade durante o armazenamento do óleo.
Mesmo que haja diferentes tipos de aditivos anticorrosivos, eles compreendem sempre as duas fases: prevenir o contacto entre o agente corrosivo e o metal através da formação de uma película impermeável sobre os metais e, em segunda fase, a remoção dos agentes de corrosão presentes através da neutralização das substâncias ácidas.
- Antiespumantes
Os aditivos antiespumantes, como o próprio nome já o diz, é um tipo específico de aditivo que visa impedir a formação de espumas, melhorando a resistência ao desenvolvimento desta.
Quando agitados de maneira violenta, os óleos lubrificantes podem formar espumas indesejáveis em certos e determinados casos (sistemas hidráulicos, caixas de velocidades, entre outros.). O aditivo antiespumante “desmancha” as bolhas de ar no mesmo instante em que elas atingem a superfície do óleo.
- Extrema Pressão
Os aditivos extrema pressão é um aditivo utilizado, geralmente, em lubrificantes de transmissões e diferenciais, ou seja, quando a pressão exercida sobre a película do óleo excede certos e determinados limites, ocasionando em contacto dos metais e que podem resultar em micro-soldas.
Em suma, os aditivos para lubrificantes de extrema pressão impedem a “soldagem” e outros danos, como arranhadelas e desgaste, e a sua acção é exercida somente nos pontos em que as pressões são tão altas que a viscosidade do óleo é incapaz de impedir o contacto entre as superfícies metálicas por si só.
Um dos melhores produtos do mercado para esta finalidade, testado e certificado pela TÜV:
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É importante lembrar que a acção do aditivo de extrema pressão só começa a funcionar quando há falha na película protectora e nunca antes, ou seja, essa acção não existe na lubrificação hidrodinâmica. Dessa forma, os aditivos de extrema pressão melhoram a lubrificação somente sob pressões extremas.
- Aumento dos Índices de Viscosidade
Os aditivos para aumento do índice de viscosidade tem como função básica melhorar as características do lubrificante relacionada à viscosidade.
Os óleos lubrificantes podem sofrer muitas variações de viscosidade diferentes com as mudanças de temperatura.
A variação sofrida na viscosidade de um óleo ao passar da temperatura de 98.88 ºC para 37.77 ºC é conhecida como o fundamento do conceito de índice de viscosidade (IV).
Basicamente, o índice de viscosidade relaciona-se com a composição química do óleo básico e com os processos de refinação utilizados. Para obter-se um lubrificante com IV maior, empregam-se agentes aumentadores do IV e vice-versa.
Este tipo de aditivo, conhecido por Oil Booster, é capaz de aumentar a viscosidade de qualquer óleo básico pela dissolução e inchamento entre moléculas dos hidrocarbonetos dos óleos lubrificantes. Quanto maior a temperatura, mais moléculas do aditivo vão melhorar e o IV distendem-se e, assim, mais aumenta a viscosidade, compensando o afinamento do óleo básico.
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Além dos aditivos para lubrificantes que já falámos em cima, existem ainda outros no mercado que podem ser adicionados aos óleos das viaturas… vamos deixar aqui 2 exemplos:
- Limpa Tuchos Hidráulicos
Hydraulic Lifter Care é um produto Premium com uma fórmula altamente eficaz que garante um serviço confiável e uma ótima função dos tuchos hidráulicos, reduzindo o uso e desgaste melhorando ainda os arranques a frio. Apresenta componentes altamente ativos e de baixíssimo atrito.
Adequado para todos os motores a gasolina e gasóleo, com ou sem filtro de partículas.
- Tapa Fugas de Óleos
Engine Oil Stop Leak é um tapa fugas para motores com perdas de óleo em juntas ou retentores.
Produto recomendado para todo o tipo de motores, diesel, gasolina e GPL com pequenas fugas de óleo.