Como Funciona o Filtro de Partículas DPF
Nos catalisadores os gases passam por canais completamente abertos nos monólitos metálicos ou cerâmicos mas no filtro de partículas DPF já funciona de uma forma diferente. Funciona de uma forma diferente porque a função do filtro de partículas e reter a máxima fuligem para a eliminar logo de seguida através do chamado processo de regeneração.
Por norma, consegue-se eliminar entre 85% a 100% da fuligem, dependendo da condução.
Como Passam os Gases no Filtro de Partículas
Os gases no filtro de partículas não passam livremente através dos canais mas através das pareces cerâmicas que são sempre muito porosas de forma a ficarem retidas apenas as partículas de fuligem.
Sendo assim, os gases passam mas a fuligem fica.
Como qualquer filtro, o filtro de partículas serve para reter impurezas e como é lógico também necessita de ser limpo com regularidade para efectuar a sua missão da melhor forma possível.
A Substituição do Filtro de Partículas
Como tivemos oportunidade de ver no vídeo, o filtro de partículas deve ser substituído entre os 80.000 km e os 140.000 km, no entanto, existem muitas situações em que podem chegar aos 200.000 km até se detectar que o filtro de partículas já não se consegue regenerar.
Nota: Existem pessoas que conhecem ou tratam o mesmo equipamento por nomes diferentes, sendo os mais usuais “filtro de partículas”, DPF ou até mesmo FAP. Muitas das vezes depende da zona ou da designação utilizada aquando a formação dos profissionais. Falamos na formação, porque cada marca pode falar de forma diferente… mas no final é sempre o mesmo… “Filtro de Partículas”.
- DPF Super Clean (Aditivo para baixar a temperatura de regeneração – Sem Desmontar)
- DPF Flushing Liquid (Liquido de limpeza profissional para quando retira)
- DPF/ CATALYST Cleaner (Espuma para limpeza de DPF e Catalisador – Sem Desmontar)
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